PUBLICIDADE

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Competir nos 10.000 metros treinando para a Maratona: a importância do treino de longa distância nas provas mais curtas!

Um bom plano de treino contempla sempre trabalho regular no ritmo de corrida da nossa prova específica. Por exemplo, um maratonista faz a sua preparação com treinos frequentes onde treina longos quilómetros ao ritmo pretendido do seu objetivo final da prova.
No caso da maratona, compreendemos logo este tipo treino como de uma importância enorme pois, para além da parte física, prepara também o atleta na parte mental numa prova extremamente difícil, quer corporal, quer psicologicamente.  
Como pareceria normal, quando o atleta não pratica maratonas, não vai fazer esse tipo de treinos, pois não cria benefícios! São treinos que não se adaptam ao ritmo de corrida pretendido… o treino deve incidir em treinos mais curtos, com intensidades mais altas. Treinos de maratonista em atletas de distâncias até 10.000 metros são um dispêndio energético, sem resultados objetivos. Será mesmo assim? Especialistas americanos dizem que não e, com muito sentido….
Os especialistas defendem que o treino de maratonista é extremamente importante para os praticantes distâncias mais curtas, como os 5 ou 10.000 metros!
"O treino em ritmo de maratona é simplesmente um dos melhores treinos que há para melhorar a capacidade de resistência de suas células musculares", diz Pete Magill, treinador e autor de Build Your Running Body, em South Pasadena, Califórnia. "Mais do que corridas de distância ou repetições mais rápidas, o treino  de maratona aumenta a produção de energia aeróbica em células de contração lenta, constrói mais capilares para transportar mais oxigênio para essas células, melhora a capacidade das células de exportar lactato”…
"Estas corridas ensinam uma pessoa a ler o seu corpo e aprender a encontrar um ritmo que é difícil, mas que eles podem sustentar", diz Chris Solinsky, um ex-recordista dos EUA que agora é um assistente técnico no Colégio de William e Mary em Williamsburg , Virgínia. "
Ambas as afirmações são feitas por atletas que nunca competiram em maratonas! Ambos especialistas em 5 e 10.000 metros, com ritmos abaixo de 3minutos/km nestas distâncias.
Os motivos acima indicados da importância deste tipo de corrida são claramente objetivos e de fácil compreensão. Agora é adaptar estas informações às nossas características e objetivos. Cabe a cada um de nós perceber o seu próprio ritmo e tentar implementar um treino adequado aos seus objetivos,
Portanto, mesmo que as nossas provas se foquem essencialmente em distâncias abaixo dos 10.000 metros, é muito importante fazer treinos longos, com ritmos próprios de preparação para longas distâncias, uma vez que vai provocar no nosso organismo um conjunto de alterações metabólicas extremamente importantes para a melhoria dos nossos resultados.
Falando a título pessoal, as provas que realizo são quase todas abaixo dos 10.000 metros. Apesar de não ser exemplo no domínio prático, pois não aplico a quantidade de treino e metodologia adequadas para grandes performances/resultados, são frequentes treinos a ritmos na ordem dos 4.10m/km com duração superior a 1hora. A estes treinos, claro que aplico treinos de duração mais curta e maior intensidade. Sem nunca esquecer a importância dos treinos de recuperação!

Carlos Oliveira


1 comentário:

  1. Olá
    Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.
    Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.
    O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o Vive O Desporto.
    A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo �� ?
    P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.
    Até Já,

    Equipa Swonkie

    ResponderEliminar