PUBLICIDADE

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A importância da atividade física para a saúde. Nunca é demais relembrar...

A atividade física e a alimentação saudável são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. É um chavão utilizado por todos. No entanto, estudos recentes demonstram que continua a aumentar o índice de pessoas com excesso de peso e obesidade. Mais preocupante é que estes resultados verificam-se cada vez mais nas populações infantis dos países desenvolvidos. Estilo de vida sedentário e alimentação incorreta são dois dos principais fatores. Em Portugal, os sucessivos poderes políticos, centrais, ou autárquicos têm tomado algumas medidas no sentido de proporcionar às populações melhores condições para a prática desportiva, isso é inegável. Ecopistas, espaços desportivos, atividades desportivas grátis, nas freguesias, associações, etc, etc.
                 Penso, no entanto,  que uma maior aposta na educação será mais vantajosa, para se adquirirem hábitos desde muito pequeno. Aliás, nas minhas aulas de Educação Física é sempre esse o principal objetivo: mais que aprenderem as regras e as técnicas, preocupo-me que os meus alunos gostem do desporto, pelo desporto. Sintam o prazer de transpirar, de correr, de rematar, de compartilhar, de rir…  Três tempos letivos semanais não são suficientes para desenvolver o pretendido, especialmente com turmas de 25 ou 30 alunos. Efetivamente, o tempo real de atividade motora acaba por ser bastante reduzido. Mais grave ainda, é que há uma tendência em diminuir os tempos letivos e minimizar a importância da Educação Física nas escolas… Medidas economicistas que serão pagas, 30 ou 40 anos depois, nos hospitais.
Mas, politiquices à parte, relembro aqui a importância da atividade Física, de acordo com o  Portal da Saúde, do Ministério da Saúde:
“Atividade física adequada e desporto para todos constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par de alimentação saudável, vida sem tabaco e o evitar de outras substâncias prejudiciais à saúde.
A atividade física é:
·         Para o indivíduo: um forte meio de prevenção de doenças;
·         Para um governo: um dos métodos de melhor promoção da saúde:

Vantagens da atividade física regular
   Reduz o risco de morte prematura;
·         Reduz o risco de morte por doenças cardíacas ou AVC, que são responsáveis por 30% de todas as causas de morte;
·         Reduz o risco de vir a desenvolver doenças cardíacas, cancro do cólon e diabetes tipo 2;
·         Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão, que afeta 20% da população adulta mundial;
·         Ajuda a controlar o peso e diminui o risco de se tornar obeso;
·         Ajuda a prevenir/reduzir a osteoporose, reduzindo o risco de fratura do colo do fémur nas mulheres;
·         Reduz o risco de desenvolver dores lombares e pode ajudar o tratamento de situações dolorosas, nomeadamente dores lombares e dores nos joelhos;
·         Ajuda o crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis;
·         Promove o bem-estar psicológico, reduz o stress, ansiedade e depressão;
·         Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco, especialmente em crianças e adolescentes.

Qual a quantidade de exercício físico que é necessário para melhorar e manter a saúde?

• O controle do peso requer pelo menos 60 minutos diários de atividade física vigorosa/moderada

Nas crianças e adolescentes, os estudos mostram que:

• Nos adolescentes, quanto mais participarem em atividades físicas, menor será a probabilidade de virem a fumar;
• Nas crianças que são mais ativas fisicamente verifica-se uma maior performance académica.
• Os jogos de equipa promovem de forma positiva a integração social e facilita o desenvolvimento das capacidades sociais dos adolescentes.”

Uma particular atenção às mulheres. Muitas vezes, são vítimas da sociedade em que vivemos. Vêm do seu trabalho e chegam a casa e ainda são as principais responsáveis pela lide doméstica, faltando-lhes depois tempo, vontade e companhia para a sua atividade física. Infelizmente, esta é uma triste realidade…

Carlos Oliveira



Sem comentários:

Enviar um comentário