PUBLICIDADE

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A relação entre a Atividade Sexual e a Performance Desportiva

A relação sexo/performance desportiva ainda  é um dos temas mais controversos do mundo desportivo, principalmente nas competições masculinas. A grande maioria daqueles que já praticaram, ou praticam, desporto, já passou por esta experiência de ouvir os seus treinadores recomendar não estar com as namoradas/esposas, na noite anterior a uma importante competição/prova.

Mas será que está cientificamente comprovada esta relação/ incompatibilidade entre sexo e performance?

No que respeita à mulher, os resultantes são interessantes: estudos revelam que o orgasmo ajuda a combater a dor muscular até 24 horas após o mesmo. Deste modo,  se a mulher tiver relações sexuais na noite anterior à prova estará mais disposta à dor, estará mais predisposta para sofrer…

Já em relação ao homem a situação não se passa da mesma forma….

Muitos treinadores, das mais diversas modalidades, continuam a proibir a atividade sexual antes das provas, privando por isso os atletas de estar com as suas companheiras. Ainda em 2012, o Nápoles (equipa de futebol) optou por essa metodologia, pois segundo os responsáveis essa prática aumenta o risco de lesões desportivas. Mas será cientificamente isso comprovado?


Dos vários artigos que li, as principais conclusões foram as seguintes:

·           Os gastos energéticos despendidos durante a relação sexual são irrisórios para um atleta, daí que neste aspeto não há qualquer relação.
·           Os estudos incidem mais sobre os níveis de testosterona. A cada relação sexual os níveis de testosterona aumentam, logo são benéficos para a atividade física posterior, assim como os níveis de endorfina, que nos transmite o bem-estar. De realçar que a endorfina também é produzida na prática desportiva, daí muitas vezes estarmos KO, mas com uma sensação de bem-estar incrível. Deste modo, muitos estudos provam que a atividade sexual pré- competição poderá ser até benéfica para o homem…
·           Há fatores importantes a ter em conta: o tipo de atividade desportiva e a distância temporal entre a relação sexual e a atividade desportiva; Desportos como a luta e o boxe parecem indiciar que a abstinência sexual alguns dias antes é importante, uma vez que aumenta os níveis de agressividade do atleta; no que respeita à distância temporal, alguns estudos indicam que menos de 4 horas antes da prova pode ser prejudicial, embora não seja comprovado.

Portanto, cientificamente, a relação sexo/performance desportiva é baixa e, em alguns casos, até é benéfica.

 Concluindo:  como já todos sabemos, por existirem muitos estudos nesse sentido, a atividade física aumenta a qualidade e o apetite sexual, daí que o importante mesmo  é fazer desporto, que o sexo vem por acréscimo!:-) 


Carlos Oliveira

2 comentários:

  1. Olha, é interessante trazer o conhecimento do tantra e das artes sexuais chinesas, o tal do "kung fu sexual" dos livros do Mantak Chia. Esses conhecimentos falam que muito frequentemente, o homem se sente exausto no fim da relação sexual, bem mais do que as mulheres. E que existem exercícios para sair da relação sexual, ao invés de exausto, cheio de energia. São exercícios de auto-consciencia, respiração e de um certo controle da ejaculação, simplificando muito a coisa. Acho que se o cara se sente exausto depois de trepar, é porque perdeu energia, e faz sentido não trepar antes da prova esportiva neste caso.

    ResponderEliminar
  2. Efectivamente há gastos energéticos, mas irrelevantes. A "fadiga", que só apetece relaxar,está mais relacionada com a sensação de bem estar que surge imediatamente a seguir ao ato sexual. Mas, como diz o texto, o ato sexual em si não pode ser imediatamente anterior à competição desportiva.

    ResponderEliminar