PUBLICIDADE

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Técnica de Corrida em Trail Running

 

O trail running é uma modalidade que difere da corrida em vários aspetos. O modo como lidar com as subidas e descidas é um dos fatores mais cruciais, envolvendo um trabalho de adaptação e novas percepções. De acordo com Bruno Calvetti, do site webtreino.com, algumas técnicas poderão ajudar a melhor os rendimentos  

Em Subida

Em colinas, o ideal é manter um ESFORÇO uniforme, equivalente ao seu grau de esforço no plano e sustentável ao longo de toda a subida. Nas montanhas, ao extrapolar esse limite há o risco de queimar todas as suas energias, podendo não se recuperar mais tarde. Por isso, muitos corredores que tentam manter ritmos precisos nas montanhas, ao invés de se preocuparem somente com o esforço, acabam fazendo com que a respiração e a frequência cardíaca aumentem e sofrem as consequências alguns kms mais à frente.

 

Por isso, é essencial fazer treinos longos em colinas e locais com grande variação de altimetria. Assim, além de melhorar sua força e resistência, você ainda irá desenvolver a capacidade de identificar os seus graus de esforço para vencer as subidas. Segmentos com mais de 10 minutos de ascensão são ideais para isso. É fundamental esquecer os ritmos que se fazem no plano. Não importa o quão lento se está indo; preste atenção ao seu coração, respiração e força, e tudo dará certo.


Em Descida


O calcanhar de Aquiles para muitos atletas...

Para alguns atletas é até assustador ver como os corredores mais experientes e mais evoluídos tecnicamente descem as montanhas em ritmos muito fortes. È fundamental muito treino e força. Praticando,  irá desenvolver-se as técnicas necessárias para descer mais rápido e com segurança.

 

Um bom trabalho de fortalecimento do Core, joelhos e tornozelos é essencial. A partir disso, uma boa forma de descer mais rápido é usar a gravidade a seu favo. Começar com passos mais rápidos e segmentos curtos e ir aumentando as distâncias quando estiver mais acostumado. Manter os braços relativamente abertos, para aumentar o equilíbrio, encurte e acelere os passos e concentre-se no caminho, são regras fundamentais.

 

Carlos Oliveira

Fonte: http://www.webtreino.com.br/dicas-para-subir-e-descer-melhor-no-trail-running/

2 comentários: