PUBLICIDADE

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

A Prática Desportiva e o Sistema Imunitário - Como a Covid 19 veio alterar tudo...


Vamos começar 2022 da pior forma possível: novamente confinados e impedidos de viver naturalmente.

A Covid 19 veio alterar o nosso dia-a-dia, colocando a nu muitas das falhas da sociedade. Uma delas foi o frágil sistema de saúde global, o outro foi a pouca aposta na prática desportiva de crianças, jovens e adultos.

Desde março de 2019 que o mundo viu uma diminuição enorme da prática desportiva. O impacto é enorme, especialmente na população infantojuvenil, com um ainda mais aumento da obesidade e sedentarismo.

Muitos jovens praticantes deixaram de o ser, quando timidamente a prática desportiva retomou. Torna-se mais fácil agora ficar em casa de frente da PSP, ou do tablet. Alguns pais ainda vão lutando contra isto, outros por desinteresse, por falta de cuidado, por falta de informação, por falta de capacidade e tempo de levar os seus filhos aos treinos, não contrariaram esta tendência. E agora, que estávamos a conseguir o regresso de alguns, vão estar novamente confinados… mais um grande grupo que não regressa!

Não imaginam a diferença de resultados nos testes de aptidão física em 2018 e em 2021. Boa parte dos alunos não estão na chamada Zona Saudável!

Como é sabido de todos, a prática desportiva fortalece o Sistema Imunitário:


"A prática regular de exercício físico moderado, acarreta benefícios ao nível do sistema cardiovascular, da função respiratória e do tónus muscular, diminui os níveis de stresse, favorecendo a estabilidade emocional, promove o controlo metabólico, otimização da massa corporal e melhoria da função imunológica. Uma menor incidência de infeções bacterianas e virais, e também menor incidência de neoplasias têm sido verificadas em indivíduos que habitualmente praticam exercício."

Portanto, esta é uma das grandes ferramentas para combater este vírus.

Aos Governos, o que se espera é que agilizem mecanismos para que haja um incremento da atividade desportiva. No que respeita aos jovens, a solução deveria passar no imediato para 4 tempos letivos semanais das aulas de Educação Física, distribuídos em 3 dias da semana. Para a maioria dos nossos jovens, é o único momento em praticam desporto!

Não conheço os dados relativo a uma eventual diminuição da prática desportiva em adultos. Mas, acredito que também tenha diminuído.

Uma prática desportiva regular e uma alimentação saudáveis podem ajudar-nos na maioria das doenças.

Pratiquem desporto!

 

Carlos Oliveira


Sem comentários:

Enviar um comentário