PUBLICIDADE

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Buddy for Sports - Uma App onde encontramos parceiros para treinar!

Descobri recentemente uma aplicação, Buddy for Sports, que permite organizar eventos desportivos, combinar treinos, conhecer novos praticantes, e mais algumas funcionalidades em dezenas de modalidades. Torna-se bastante interessante, uma vez que nem sempre nos é fácil organizar treinos de conjunto, ou nem sempre sabemos que eventos vão decorrer numa determinada zona. Através da Buddy for Sports pode criar-se o evento na aplicação convidando, de imediato, os nossos amigos (“buddies”), sendo que a plataforma permite que também outras pessoas possam ter conhecimento e aderir (o que torna a Buddy diferente de muitas outras). Para além disso, esta aplicação possibilita a pesquisa em determinada zona de algum evento agendado! Como se trata de uma plataforma nova, poderá causar algum desinteresse inicial a quem a utilizar de imediato. Este tipo de Apps necessita de utilizadores, de outra forma estará condenada ao insucesso. 

Quando me foi apresentada, descarreguei-a e, após alguma utilização, percebi que tem muita utilidade e grande potencial de crescimento, daí estar a apresentá-la no blogue.
Deixo-vos as diferentes plataformas onde pode ser visitada/descarregada e onde podem deixar o vosso feedback, para que os seus criadores possam fazer eventuais alterações. Já utilizei, criei um evento, embora sabendo que na fase inicial é difícil a sua utilização eficaz, devido ao reduzido número de utilizadores na minha zona…


 De seguida poderão ler também a apresentação da Buddy for Sports, escrita pelo seu CEO, Bruno Miranda, onde poderão perceber os objetivos e princípios da sua criação. Parabéns pela Buddy for Sports, Bruno Miranda, e desejos de muito sucesso. A saúde, lazer e bem-estar, associadas ao desporto agradecem!



UMA NOVA FORMA DE PRATICAR DESPORTO


Quem pratica desporto regularmente, certamente já passou por aquela situação em que a dificuldade em encontrar pessoas disponíveis para a atividade desportiva pode ser um fator condicionante.
Este problema verifica-se, com diferentes níveis de intensidade, em quase todas as modalidades. Nos desportos de equipa, em que são necessárias mais pessoas para realizar um jogo, o problema é ainda maior.
Além disso, o tempo despendido na organização de um jogo, de um treino ou de uma simples corrida com amigos, é também assinalável.
Muitos outros desportistas amadores enfrentam estes problemas que, no seu conjunto, podem tornar-se um forte obstáculo à atividade física e a uma vida mais saudável.
Foi com o objetivo de resolver estes problemas, dinamizar a prática desportiva, o encontro e a socialização de desportistas amadores, que nasceu a Buddy for Sports, uma plataforma digital, com website e app para iOS e Android, desenvolvida por uma startup 100% portuguesa, da qual sou um dos fundadores.
Juntámos numa plataforma as duas grandes tendências do momento: praticar desporto e a socialização através de plataformas digitais.
São mais de 80 as modalidades disponíveis na Buddy for Sports, estando as mesmas divididas em categorias, sendo possível ao utilizador verificar quantas vezes praticou determinada modalidade.

Conhecer os desportistas

Antes de começarmos o desenvolvimento da Buddy for Sports, quisemos conhecer melhor os hábitos dos desportistas amadores, as dificuldades que encontram na organização da sua prática desportiva assim como os desportos que mais se praticam. Para o efeito, elaborámos um questionário e obtivemos cerca de 500 respostas de várias partes do mundo.
Constatámos que a Corrida é a modalidade mais praticada, seguida da Caminhada, BTT/Ciclismo e do Futebol. Os desportistas inquiridos praticam em média duas a três vezes por semana o seu desporto favorito.
Algo que nos surpreendeu neste inquérito, foi termos um número considerável de praticantes de Corrida que mencionaram não praticar mais vezes devido ao facto de não terem companhia.
Considerávamos a Corrida como um desporto mais individual, mas ao analisarmos estas respostas concluímos que a componente da socialização é um aspeto importante no que respeita à motivação dos desportistas amadores. Se tivermos alguém com quem correr, certamente não vamos ficar em casa sentados no sofá a ver televisão.
Além da componente motivacional, existem vários estudos que apontam as grandes vantagens de praticar desporto em grupo, tais como:
·         Componente Social - a interação com outas pessoas permite uma maior descontração e um alheamento de possíveis problemas pessoais durante o exercício físico;
·         Segurança - os parceiros de desporto poderão ser o primeiro auxílio no caso de ocorrer algum problema de saúde. Noutra vertente, ir, por exemplo, correr sozinho num local que não conhece pode revelar-se perigoso;
·         Performance - a competição saudável entre desportistas pode motivar e ajudar a superar obstáculos e a atingir todo o seu potencial;
Maior diversidade de exercícios - os seus parceiros de desporto podem querer experimentar novos exercícios, ou por exemplo, um novo trilho de corrida que possivelmente não conheceria se estivesse sozinho.


Assim, a funcionalidade Descobrir um Buddy (“Descobrir um amigo”) assume particular importância na nossa app, já que com ela podemos, através de vários filtros, pesquisar utilizadores que praticam o mesmo desporto que nós e convidá-los para, por exemplo, uma corrida.

Como podemos facilitar a organização da prática desportiva?

Esta era uma pergunta fundamental para o nosso projeto e para a qual dedicámos muito do nosso tempo e esforço.
Através do inquérito atrás mencionado, verificámos que muitas pessoas utilizam ainda os métodos “tradicionais” (contacto telefónico, SMS e E-mail) para organizarem a sua atividade desportiva. Facebook e WhatsApp são outras formas utilizadas para este fim.
Ou seja, para organizarem e planearem uma atividade as pessoas recorrem a uma série de ferramentas diferentes, o que lhes consome muito tempo.
Como resolver esta situação? Integrando estas ferramentas na Buddy for Sports.
Qualquer evento criado na app pode ser partilhado através de SMS, Email, Facebook ou WhatsApp. E o melhor? É automaticamente gerado pela app um link directo para o evento em causa, permitindo assim uma forma rápida e fácil de aderir ao mesmo.
Nada mais simples.

Praticar desporto no mundo inteiro

Diversas pessoas disseram-nos que um dos problemas que enfrentam quando viajam (a nível profissional ou em lazer) é não conhecerem ninguém no país de destino que os acompanhe na sua atividade física ou que lhes indique os melhores locais para o fazer.
Assim, a nossa primeira preocupação quando desenvolvemos a app, foi assegurar que poderia ser utilizada em qualquer parte do mundo, não havendo qualquer tipo de restrição ao seu uso fora de Portugal. Por isso, se vai viajar, veja se já existe algum evento nessa localidade, se não houver, contacte utilizadores através da app e convide-os para praticar desporto consigo!
Existem hoje várias apps que permitem calcular calorias gastas, distância percorrida, percursos, etc. Embora esteja no nosso roadmap a possibilidade de integrarmos algumas destas funcionalidades, o nosso propósito está na fase que antecede a prática desportiva, a de juntar os desportistas.
Haveria com certeza, muito mais para falar sobre a Buddy for Sports mas convidamos-vos a visitarem o nosso website ou a fazerem o download da app, para que possam participar numa nova forma de praticar desporto.
Sendo esta uma aplicação desenvolvida por desportistas e para desportistas contamos com o vosso feedback para que a possamos melhorar e ir ao encontro das vossas expectativas.
Appstore: http://apple.co/1Miu2H9
Demo Video: http://bit.ly/1PNpKsL

Bruno Miranda, CEO da Buddy for Sports




Sem comentários:

Enviar um comentário