PUBLICIDADE

segunda-feira, 23 de março de 2015

Canelite ou síndrome do stress tibial: uma das lesões mais comuns no atletismo


Como tenho treinado mais que o costume e, porque a idade não perdoa, tudo me anda a pegar. As dores no joelho direito já não eram novidade, devido ao meu triste historial nos joelhos. Mas, mais recentemente, comecei a sentir um incómodo, nas fases iniciais dos treinos, na zona da canela, também do lado direito. Portanto apanhei uma canelite!


Canelite ou síndrome do stress tibial é uma patologia que se caracteriza por uma dor na parte anterior da perna, junto à canela, bastante comum em atletas que praticam médias e longas distâncias e que não deve ser menosprezada.
Trata-se de uma inflamação muscular na zona da tíbia, que pode ser de fácil resolução, mas que, em estados mais avançados, pode levar à fratura do próprio osso.
No estado inicial da canelite, a fase mais ligeira, a dor surge normalmente no início da corrida, acabando por desaparecer ao longo da mesma. Por vezes, é necessário parar e fazer um pequeno aquecimento adicional para a dor desaparecer, uma vez que os músculos que envolvem a tíbia são dos que mais tempo levam a aquecer.
Numa fase mais grave, a dor não desaparece após o treino e vai-se mantendo mesmo nas caminhadas ou em repouso.

Algumas das possíveis causas da canelite são:

  • Pronação excessiva
  • Calçado inadequado;
  • Treino excessivo (sem o organismo estar preparado para tal);
  • Ausência de realização de alongamentos dos membros inferiores, especialmente a parte posterior, no início e fim dos treinos.
  • Excesso de treino em pisos duros;
  •  Postura da corrida (correr demasiado inclinado para a frente).


Como tratar a canelite

Antes de mais nada, deve-se perceber qual o estado em que se encontra. Se for numa fase mais avançada, deve parar a corrida temporariamente, fazendo outra atividade complementar. Não deve insistir, tomando anti-inflamatórios para mascarar a dor.

Deve simultaneamente:



Conjunto de exercícios de fortalecimento muscular

 






3 comentários: