PUBLICIDADE

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O que devo saber antes de escolher as minhas sapatilhas de corrida?

A qualidade, o preço e a estética são os principais fatores para a compra de umas sapatilhas de corrida. Vários estudos demonstram que a maioria das pessoas não sabe qual o tipo de sapatilhas de corrida ideal para si. Fatores como o peso, a intensidade e volume do treino, o tipo de passada, ou o terreno de corrida, são fundamentais para uma boa escolha. A corrida implica uma carga 3 a 5 vezes superior à do próprio corpo. Um praticante com 70 kg coloca uma carga de entre 210 a 350 kg sobre as articulações, dependendo da sua técnica de corrida, terreno e relevo. Imaginam no final de 1 hora de treino? Já se está a ver a importância de umas boas sapatilhas para evitar lesões nas articulações e coluna vertebral.


             Que tipo de passada ou pisada tenho?

Existem 3 tipos de passada: neutra, supinação e pronação.

Passada neutra: quando se inicia o contacto com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.
Pronação: quando a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, e ocorre uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedo grande.
Supinação: quando a passada inicia no calcanhar do lado externo e se mantêm o contacto do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedo mínimo.
Estima-se que 50% das pessoas apresentem pronação, 45% apresentem pisada neutral e 5% apresentem supinação.
Em geral os atletas se confundem e acham que pisam para fora (supinação) pois observam o desgaste da sola no calcanhar no lado de fora. Mas, como se pode ver pela descrição das pisadas, todos os tipos de pisada (inclusive a pronação) iniciam a pisada apoiando o calcanhar do lado de fora. O quanto o pé roda para dentro no final da pisada é o que deve ser observado para indicar o tipo de pisada. Por isto, quando se faz a análise do desgaste do solado deve se observar o desgaste na planta do pé e não no calcanhar.” (Liane Beretta, consultora técnica da marca Mizuno, in: Webrun.com.br).
É importante experimentar o calçado no pé e sentir-se confortável. Mesmo dentro da mesma marca, o número a utilizar varia de acordo com o modelo. Daí que eu não compreenda a compra de sapatilhas pela internet!
Se está a iniciar agora a corrida, ou se pratica com pouca regularidade, deve iniciar com sapatilhas de passada neutra. Com o tempo, o desgaste vai aparecer e, de acordo com as indicações acima apresentadas, vai perceber qual o seu tipo de passada. Não tendo a certeza do tipo de passada, deve optar sempre pela passada neutra.
O peso do atleta

Não deve escolher o mesmo modelo, quer pese 60, 70 ou 80 kg. Quanto maior o peso, maior deverá ser a preocupação com o sistema de amortecimento da sapatilha de corrida. É importante dar prioridade a um bom sistema de amortecimento do calcanhar. Esse amortecimento também deverá ser maior se correr preferencialmente em asfalto, em detrimento da terra ou relva.

Duração das sapatilhas de corrida

A duração das sapatilhas de corrida depende de vários fatores. Não vou sequer mencionar os quilómetros que a maioria das marcas refere, porque acho ridículo para o praticante usual. Há tanto fator a ter em conta que me parece despropositado inutilizar as sapatilhas de corrida só pelo número de km. Devemos ter sim atenção ao desgaste. Mas, não vamos esperar que a sola fique gasta para trocar de sapatilhas! Nessa fase já estamos a provocar estragos nas nossas articulações. Evite lavar as sapatilhas de corrida na máquina de lavar, ou utilize programas específicos. Mas lavar à mão é muito melhor para a conservação.

Onde comprar

Quando se dirigir a uma loja desportiva procure a secção running. Aí vai encontrar todas as especificações de que necessita, e acima faladas: tipo de passada, tipo de terreno, capacidade de amortecimento e claro o preço! Experimente vários pares e não tenha problemas em pedir opiniões ao vendedor. De uma forma geral, os vendedores já têm alguns conhecimentos. No entanto, convém já ir com alguma base teórica para confrontar e perceber se o vendedor é, ou não, entendido no assunto.
A DECO Proteste lançou um vídeo sobre a escolha de sapatilhas que acho muito interessante. Convido a assistirem.
Boas escolhas

Carlos Oliveira

3 comentários:

  1. Não conhecia esta importante forma de escolha das sapatilhas. Artigo bastante importante.

    ResponderEliminar
  2. Graças a este artigo percebi que a minha passada é supinadora. Obrigado pelas dicas. Vou partilhar pelos meus amigos.

    ResponderEliminar