PUBLICIDADE

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Vinho Tinto: amigo dos desportistas? Mito ou Realidade?

Já por várias situações que li títulos em posts do facebook sobre este assunto: que um copo de vinho era tão eficaz como praticar meia hora de exercício físico. Decidi perder um tempinho a pesquisar sobre esta temática, até porque sou um apreciador de tinto, especialmente das regiões demarcadas do DÃO E ALENTEJO, para perceber se as minhas performances desportivas se devem essencialmente ao copinho de vinho tinto que beboJ
O vinho tinto contém uma substância, o RESVERATROL, quimicamente chamado de Polifenol. Estudos científicos demonstraram que esta substância é muito benéfica para a saúde cardiovascular, na prevenção e tratamento do cancro e também poderá atrasar o processo de envelhecimento das células. Os polifenóis são antioxidantes (moléculas capazes, através de reações químicas, de inibir o envelhecimento e a morte das células).

De acordo com um estudo Canadiano, da universidade de Alberta, publicado no The Journal of Physiology, em 2012, o RESVERATROL, antioxidante natural encontrado no vinho tinto, melhora a performance física, para além da já atrás referida função cardíaca.  O estudo sugere que a combinação de suplementos de resveratrol com o treino físico aumenta os efeitos benéficos da atividade física isolada. A suplementação de resveratrol foi feita em camundongos (ratos) durante 12 semanas. Os dados mostraram que os animais que receberam uma dieta com elevadas doses do composto apresentaram melhor desempenho durante a atividade física de resistência. No entanto, os mesmos cientistas referem que são necessários mais estudos para obter resultados ainda mais conclusivos!
Como se compreende, o vinho, por si só, não vai ajudar grande coisa no aumento da performance desportiva. E, quem não gostar de vinho tinto, pode ficar descansado, pois pode ir buscar os mesmos benefícios, de outra forma, senão vejamos: uma garrafa de vinho contém, em média, 7 mg de RESVERATROL, enquanto os estudos sugerem efeitos benéficos significativos em cerca de 30mg diários. Para os que, como eu, adoram vinho tinto, não vão beber 4 garrafas por dia! J O consumo moderado de vinho tinto, combinado com o consumo de frutos vermelhos, que também contêm os Polifenóis, aí sim irá melhorar a performance desportiva.

Bons treinos e um copinho de tinto às refeições só faz bem!

Carlos Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário