PUBLICIDADE

terça-feira, 5 de maio de 2015

O aumento dos casos de Cancro da Pele associados ao desporto!

Com o crescente aumento da prática desportiva ao ar livre, o número de casos de cancro da pele tem aumentado. Convém estar alerta para os riscos inerentes a essa prática, isto se não se tiverem os devidos cuidados!
Infelizmente para todos nós, desportistas, os resultados comprovam o pior: os praticantes de desporto ao ar livre são um dos maiores grupos de risco. E a prática massiva do jogging, do trail e ciclismo aumentou ainda mais esse risco!

Num estudo recente,  10% dos atletas de maratonas  assumiram treinar entre as 11:00h e as 17:00h, e só 7% disseram usar protetor solar durante os treinos e as corridas. Apenas 18% usam sempre chapéu. Basta pensarmos: quantas vezes levamos ou usamos protetor solar nos nossos treinos? E as provas longas acabam sempre a horas em que a exposição está nos seus níveis máximos! Também falo a título pessoal. Poucas vezes levo comigo o protetor solar nos grandes treinos que realizo ao fim de semana. Sair de casa às 8:00h da manhã e chegar por volta das 13/14:00h após 5 ou 6 horas de bicicleta, tendo colocado o protetor apenas ao sair, é pouco. O espaço ocupado no camelback, ou no jersey é o mesmo que uma banana. Quantos de vós levais protetor solar? Como o meu horário normal de treino durante a semana é já depois do por do sol, acabo por estar protegido durante esses dias.
O mesmo estudo revelou ainda que 12,8% de atletas tiveram nesse ano queimaduras solares durante maratonas. Vários atletas conhecidos já tiveram melanomas, entre os quais Paulo Guerra, que recentemente se juntou à  Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) para apresentar o programa do "Dia do Euromelanoma".
 Está demonstrado que os praticantes de desportos ao ar livre têm frequentemente um fotoenvelhecimento mais precoce, um passado frequente de queimaduras solares e um risco acrescido, significativo, dos vários tipos de cancro da pele.  Atualmente estima-se que, em Portugal, a incidência do Melanoma (o cancro de pele mais temível) seja de cerca de 1000 novos casos por ano. Quanto aos carcinomas, cerca de 10.000 novos casos por ano. Assim, os cancros de pele, em geral, representam o cancro humano mais frequente. Nos EUA, dados recentes estimam que a probabilidade de uma pessoa de raça caucasóide vir a desenvolver um cancro de pele, ao longo da vida, seja de 1 em cada 5 pessoas!... A probabilidade de vir a desenvolver um melanoma (o mais grave) é de 1 em cada 50 pessoas.

Ficam as principais regras para desportistas!

• Evitem o treino em horas de “risco” (entre as 12 e 16 horas e, idealmente, entre as 11 e 17 horas). Para isso já nos bastam as provas!
• Usem chapéu (de preferência de abas largas) e óculos escuros. Na pele exposta, utilizem um protetor solar, de textura adequada ao seu tipo de pele, de índice de proteção solar ≥ 30 e antes de sair de casa. Renovem se se molharam ou transpiraram bastante. Bebam bastante água.
• Lembrem-se de que os de pele clara, olho claro, sardentos, que queimam facilmente e têm dificuldade em ficar morenos, necessitam de cuidados redobrados. No entanto, o ser moreno e não ficar vermelho não é sinónimo de estar seguro.
• Faça o auto-exame da pele com regularidade, observando eventuais alterações.
E atenção que, nestas situações, o lema: “SÓ ACONTECE AOS OUTROS”, não resulta!


 Carlos Oliveira

4 comentários: