PUBLICIDADE

sábado, 26 de julho de 2014

Viseu de mãos dadas com o Ciclismo

 Viseu, a maior cidade não litoral do país, considerada pela DECO como a cidade portuguesa com melhor qualidade de vida em 2013, apostou fortemente na construção de infraestruturas desportivas e de lazer, que torna quase impossível os seus habitantes não saírem de casa e praticarem desporto. Uma dessas apostas foi no ciclismo, e a prova que foi uma grande opção é a quantidade de praticantes da modalidade que emergiu, assim como o aparecimento de algumas equipas e provas regionais extremamente competitivas.
Todos os dias, mesmo em pleno Inverno, se vê em Viseu, e nos seus arredores, uma grande quantidade de ciclistas na estrada. Nos meses mais quentes, são às centenas os praticantes na ecopista do Dão, no circuito oficial de BTT de Santos Evos, na cidade, nas serras adjacentes…

Ecopista do Dão
A Ecopista do Dão, com cerca de 50kms, liga as cidades de Viseu a Santa Comba Dão, unindo 3 concelhos (Viseu- Tondela-Santa Comba Dão). Aproveitando a antiga linha ferroviária do Dão, esta ecopista é uma das maiores do país. Serpenteia por entre vinhas, floresta, aldeias, grandes pontes, e na parte final acompanha o rio dão a caminho da barragem da Aguieira. É o local ideal para pedalar num ritmo de lazer, onde se vêm famílias inteiras em grandes passeios.
Ao longo da Ecopista existem já alguns cafés com esplanada, onde os praticantes podem parar e tomar uma qualquer bebida. É possível alugar bicicletas e existem pacotes turísticos, organizados por empresas especializadas, para desfrutar desta pista e da sua área envolvente. É o local ideal para andar de bicicleta num ritmo de passeio, desfrutando da natureza em total segurança.



Circuito de BTT de Santos Evos
O Circuito oficial de BTT de Viseu, o primeiro deste género do país, situa-se na Freguesia de Santos Evos, bem junto à cidade de Viseu. Tem cerca de 30kms de extensão. Está sinalizado com placas identificativas e orientadoras. É um circuito adaptado a todos, com partes mais técnicas, mas possíveis de realizar por todos os praticantes. O circuito acaba por ser uma mais-valia para toda a região pois, para além de proporcionar aos amantes do ciclismo desfrutar o seu desporto em contacto com a Natureza, ajuda também a manter os estradões e caminhos florestais limpos.

Volta a Portugal em Viseu

Nos últimos anos Viseu é a cidade da Volta a Portugal. Ano, após ano, a cidade recebe o mais importante acontecimento velocipédico português. Uma aposta ganha pelo município, que se tem visto com a adesão das pessoas ao ciclismo. Para além de receber a Volta, Viseu tem também recebido a Etapa da Volta . Copiando o modelo  do Tour de França, a etapa da volta realiza-se no dia de folga e está aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia. Este ano com 100kms, com uma vertente de lazer e simultaneamente competitiva, já que os últimos 30/40kms são em roda livre, proporciona a todos os amadores sentir as sensações de competir num grande evento, pois a etapa é acompanhada por batedores, carros de apoio, etc…. A adesão tem sido sempre na ordem das várias centenas de participantes, e proporciona à cidade e arredores, uma grande festa do ciclismo.

Serras envolventes de Viseu
Viseu é uma cidade privilegiada para pedalar. Pode-se rolar, podem-se fazer grandes voltas com pequenas subidas a acompanhar o percurso, e pode-se pedalar em média e alta montanha, para os verdadeiros trepadores.
Viseu está rodeada pelas serras do Caramulo, Freita, Arada, serras relativamente perto para sair de casa montado na sua bicicleta, “aquecer” até à serra, subir aos mil metros de altitude, e voltar para casa. Aliás, bem pertinho de Viseu está a Subida de S. Macário, uma categoria Especial (HC), para muitos umas das mais duras de Portugal.
Quem quiser afastar-se um pouco mais da cidade, tem ainda as serras de Montemuro e da Estrela, onde a dureza é ainda superior, ao nível das subidas mais conhecidas da Europa.

Caminho Interior de Santigo de Compostela
Inicia-se em Viseu, mais propriamente na freguesia de Farminhão, a cerca de 10kms de Viseu, junto ao campo de Golfe Montebelo, o caminho interior Português de Santiago. Com uma extensão de cerca de 387kms, 205kms em território português, este caminho atravessa campos, florestas, aldeias e cidades. É ideal para fazer com uma bicicleta de BTT. Está muito bem sinalizado e os caminhos encontram-se em bom estado. Existe também o track que pode ser descarregado no site oficial.
Boas pedaladas
 Carlos Oliveira


1 comentário: