PUBLICIDADE

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

DOR DE BURRO NO ATLETISMO: O QUE É? PORQUE ACONTECE?

A dor de burro é uma dor abdominal muito comum nos iniciantes de corrida podendo, no entanto, também surgir em atletas mais experientes.
Nas crianças é extremamente comum. Acho que todos nós já tivemos dor de burro. Enquanto professor de Educação Física deparo-me com esta situação dezenas de vezes por ano, em especial nos inícios de ano letivo, já que muitos alunos passaram todas as férias de Verão sentados à frente da sua televisão/PC a perder as poucas capacidades físicas que foram ganhando durante o ano letivo anterior.


O que pode provocar a dor de burro?

·         O principal fator é uma má preparação física: devido ao esforço exigido, há uma necessidade de maior bombeamento de sangue. Quando o coração não consegue bombear todo o sangue, ocorre a famosa dor de burro. A dor pode surgir do lado direito (fígado), ou do lado esquerdo (baço), quando acontece um bloqueio do sangue venoso nesses dois órgãos;

·         Má respiração: normalmente uma respiração torácica (curta/rápida e superficial) não permite uma correta oxigenação do sangue. A respiração correta deve ser a respiração abdominal (longa e profunda) que permite a correta oxigenação do sangue e, consequentemente, mais O2 e nutrientes para os músculos;


·         Má alimentação: Treinar de estômago cheio, sem ter realizado a correta digestão! Durante a digestão os órgãos que se situam na zona abdominal necessitam de bastante sangue. Mas, para além da dor de burro, há outros fatores graves que podem ocorrer, quando se faz desporto de barriga cheia. Daí que esse seja um dos maiores erros de qualquer desportista.

·         Não realização do aquecimento: O aquecimento não é mais que a adaptação do nosso corpo ao exercício intenso que será realizado de seguida, quer a nível cardiovascular, quer muscular. Um bom aquecimento deve-nos obrigar a elevar consideravelmente a frequência cardíaca (1.ª adaptação do sistema cardio-respiratório ao esforço) e permitir “aquecer” os músculos para, de seguida, os alongar e preparar para a intensidade.


O que fazer quando ocorre a dor de burro?

·         Diminuir a intensidade da atividade;
·       Respirar profundamente, de forma a oxigenar ao máximo o sangue;
·      Em última instância parar, respirar profundamente e comprimir/apertar a zona dolorosa.
·         Muitas vezes a dor de burro surge também nos dias seguintes, logo no início das atividades. Deve-se realizar as medidas referidas anteriormente.

O normal é que, à medida que vamos conhecendo o nosso corpo e vamos treinando melhor, a dor de burro deixe de aparecer. No entanto, mesmo em atletas mais experientes ela acaba por surgir, nestes casos principalmente por má alimentação ou por overtraining (excesso de treino).

Carlos Oliveira


3 comentários:

  1. Seus portugas aqui no Brasil o nome disse é "dor de viado"

    ResponderEliminar
  2. Ainda ontem vários alunos tiveram dor de burro na atividade da manhã. Aliás, dor de viado, como diz o amigo "brazuca"!

    ResponderEliminar