PUBLICIDADE

quarta-feira, 11 de março de 2015

PRATICAR é a palavra de ordem – TREINO PARA TODOS


Continuando com os princípios deste blogue, de viver o desporto, praticar por prazer, estética, saúde ou competição, convidei uma amiga, a Andreia Bernardes, Personal Trainer na área do fitness, com um basto currículo,  para me dar uma ajuda com a elaboração de planos de treino mais direccionados para essa área específica.
Apesar de ter uma vida profissional bastante ocupada, a Andreia aceitou o desafio e vai dar o seu enorme contributo. Obrigado Andreia, e a que as tuas indicações ajudem muitas pessoas a atingirem os seus objectivos:



Um pouco do currículo da Andreia:

·                     Licenciada em Educação Física;
·                     Colaboradora da  Ritmos e Segredos,
·                     Personal Trainer do Holmes Place em Lisboa e Funchal;
·                     Atualmente é  Directora Geral no Ginásio Fitness First Al Salam Mall no Kuwait


TREINO PARA TODOS

O desafio foi – me lançado pelo meu amigo Carlos Oliveira, de colaborar no seu blogue ”VIVE O DESPORTO” a fomentar a prática desportiva e foi logo aceite! O objectivo principal é utilizar a minha experiência e informar pessoas que querem começar a treinar e que estão pouco informadas sobre a temática, que treinam sem planeamento.
Já há algum tempo que vou tendo alguns amigos, colegas, e até antigos clientes de Treino Personalizado a pedir algumas recomendações de treino. Apesar de estar extremamente ocupada, com esta nova experiência no Kuwait, vou dedicar um pouco do meu tempo a este projecto.
Existe informação muito científica e fundamentada, e ainda bem, mas menos acessível e difícil de seleccionar para quem vai começar do zero, ou tem um nível muito elementar. As referências são os meus queridos clientes no Holmes Place da 5 de Outubro. Recordando-os com orgulho e exemplo pela forma simples como mudaram as suas vidas, começando a treinar.

Recomendacoes:
Usar roupa e calçado confortável.
Mantenha-se hidratado ao longo do dia (para treinos com esta intensidade, não precisará de ingerir  grande quantidade de agua durante o treino)
Faca uma refeição ligeira até uma hora antes do treino.

VAMOS COMEÇAR

3 Treinos na primeira semana – caminhada e corrida 30 a 45 minutos.
Planeie os dias e não pense muito. A motivação é sua, com música ou boa companhia.
Divida o treino em três partes:
Aquecimento – comece com intensidade baixa e, aproximadamente 5 minutos depois, faça alguns exercícios de mobilização articular.
Parte Principal - 25 a 35 minutos - Mais intensidade agora. Programe intervalos para caminhar ou correr e para recuperar. Por exemplo 5 minutos a caminhar ou correr, 2 minutos a recuperar, caminhando mais lentamente.. Mesmo que leve companhia não se esqueçam de intervalar intensidade e recuperação.
Retorno a calma - vamos desacelerar e recuperar a respiração normal, aproveite para alongar os principais músculos envolvidos. Espreguiçar, respiração longa e aproveitar para fazer movimentos que não fazemos no dia-a-dia. Alongar é fundamental.
Três treinos na semana não são desculpa para no fim-de-semana se “desgraçar” no sofá.
Mantenha actividades físicas, seja passear o cão, brincar ao ar livre com os seus filhos ou uma boa caminhada à beira-mar. Estas são actividades que lhe permitem continuar a consumir energia e que, à medida que os treinos forem mais intensos, serão também mais eficientes.

Na próxima semana irei incluir alguns exercícios simples, com o peso do corpo e/ou materiais fáceis de ter ou fazer em casa.
Até breve!


Andreia Bernardes 


Sem comentários:

Enviar um comentário