PUBLICIDADE

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

MIUT – Madeira Island Ultra Trail – A Prova Rainha do Trail Running Português.

Vai decorrer a 11 de abril aquela que será, porventura, a mais importante prova de trail running português e, muito provavelmente, a mais internacional. Já na sua 7.ª edição, o MIUT vai contar este ano com centenas de participantes. A 2 meses da prova estão já inscritos mais de 1100 participantes de 30 países, divididos pelas 4 provas (115, 85, 40 e 17 kms). Há em Portugal outras grandes provas de trail running, tais como a da Serra D´Arga, Gerês, ou o Azores Trail Run ( prova que merece atenção e que vai ter grande crescimento, devido à invulgaridade do lugar onde se desenrola, Vulcão dos  Capelinhos ). Portugal está recheado de boas provas! Mas, o MIUT é diferente. 
Neste momento, é a Meca do ultra trail em Portugal. Só desta forma se compreende o elevado número de participantes. O MIUT integra o calendário 2015 do UTWT - ULTRA TRAIL WORLD TOUR, na prova dos 115kms, com o estatuto de entrada ‘Future Race’. As provas MIUT115 e Ultra 85 atribuirão 4 e 2 pontos, respetivamente, para a participação no Ultra-Trail du Mont-Blanc de 2016! Organizar uma prova desta dimensão e com este número de participantes, numa terra tão pequena, como a Madeira, é um daqueles feitos…No meu entender, é mais significativo ter 1100 participantes de 30 países numa ilha, do que dois ou três mil participantes no continente, onde as pessoas se deslocam de carro e onde, numa distância de 5/6 horas, vivem vários milhões de pessoas, portuguesas e espanholas. Para alguém vir à Madeira, ao MIUT, é porque as referências do percurso, organização, clima, têm de ser muito boas. E têm participado no MIUT alguns dos nomes mais conhecidos do trail mundial: Julien Chorier, Carlos Sá ou Armando Teixeira, vencedores das três últimas edições, são alguns dos exemplos.
Sou imparcial em tecer considerações sobre um evento. Não sou daqueles que dizem que a Madeira é magnífica para todos os desportos. É mentira. É até muito limitada para alguns, e irrita-me quando vejo algumas pessoas falarem assim. Mas para outros desportos, tem um potencial imenso. O trail running é um desses desportos: as paisagens, os trilhos técnicos, o clima… O mais interessante é que o Trail Running da Madeira aproveita a sua história e o trabalho dos seus antepassados, que são as veredas e as  levadas, que outrora serviram de vias de comunicação e hoje são utilizadas para o lazer. O MIUT utiliza esses trilhos, que penetram no coração da ilha.
Fica o convite a todos para virem conhecer a Madeira “a correr”, este ano, ou numa próxima edição. Aproveitem a paixão do desporto e façam umas férias ativas. 
Deixo-vos com o relato de um trailer, também blogueiro, que narra a sua passagem pelo MIUT de uma forma lindíssima. Para quem já conhece a ilha, percebe cada frase. Para quem não conhece, imagina o cenário.
http://corremais.paulopires.net/2014/04/miut-meca-do-trail-em-portugal-parte-2.html

Vejam também um dos muitos vídeos da prova. De certeza que vão marcar o MIUT na vossa agenda desportiva.

Carlos Oliveira

Site oficial: http://www.madeiraultratrail.com/

Página oficial facebookhttps://www.facebook.com/madeiraultratrail?fref=ts






Sem comentários:

Enviar um comentário