PUBLICIDADE

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Centros de BTT de Portugal: percursos de Vouzela - serra do Caramulo



Desde há uns anos a esta parte, o concelho de Vouzela tem desenvolvido um importante trabalho na promoção do desporto de natureza, especialmente na vertente pedonal. Como muitas das minhas férias são no distrito de Viseu, a cerca de 40 km de Vouzela, tenho acompanhado esta evolução.
Estas férias de Páscoa, a convite do meu amigo Nuno Campos (“Pinguim”), fui conhecer o recentemente inaugurado centro de BTT de Vouzela. Fiquei maravilhado. Pedalei essencialmente na zona da Penoita (área protegida de Vouzela), na serra do Caramulo, uma área verde, constituída essencialmente por carvalhos, . Já conhecia a paisagem, alguns dos caminhos, pois é das minhas áreas preferidas de BTT. Mas chegar, ver dezenas de km sinalizados, com estradões, single tracks, aldeias serranas… Por sorte, naquele dia, vimos coelhos, uma raposa e dois javalis. É uma área protegida e, felizmente, uma parte foi poupada dos violentos incêndios de 2013.

São 7 os percursos sinalizados. Os percursos 1, 2 e 3 são de um grau de dificuldade baixa, com distâncias na ordem dos 12 km e pouco acumulado. Já os circuitos 5, 6 e 7, são para os mais bem preparados, com distâncias que chegam a ser superiores a 50 km e 1500 metros de acumulado positivo por percurso. Existem tracks disponíveis em GPX.
Enquanto preparava este artigo, descobri um site fantástico, para os amantes do BTT, que desconhecia, um projeto denominado CENTROS DE BTT. Lá podem encontrar vários centros espalhados pelo país, inclusive o de Vouzela, e colher todas as informações necessárias, assim como os tracks. Os outros centros não conheço mas, no que respeita a Vouzela, dou a minha garantia de qualidade. Estes percursos de Vouzela vêm ainda mais reforçar o que já havia dito num artigo de 2014, onde referi que em Viseu o ciclismo está em grande expansão, muito devido às suas fantásticas condições: http://www.viveodesporto.com/2014/07/viseu-de-maos-dadas-com-o-ciclismo.html.

Podem recolher-se as informações mais importantes, tais como os tracks, a logística, hotelaria, entre outros, do centro de BTT de Vouzela e dos outros centros espalhados pelo país em: http://centrosdebtt.pt/index.php. Muito provavelmente este verão também eu vou usufruir das informações disponibilizadas  no site e conhecer um pouco mais do país no meu veículo preferido, a minha bicicleta de BTT.

Carlos Oliveira




Sem comentários:

Enviar um comentário