PUBLICIDADE

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

O retorno imediato à Atividade Física após contrair a Covid19 – Os Riscos Inerentes!

 

Não me tinha ocorrido que, após contrair a Covid19, mesmo em situações pouco graves, se devesse ter algum cuidado na prática à atividade Física.

Foi numa casualidade que li uma publicação do Dr. Benjamin Carvalho, médico especialista em medicina desportiva, que este assunto me saltou e me levantou curiosidade e decidi investigar.

O Dr. Benjamim Carvalho referia que, muito antes da Covid19, já se aconselhava os atletas a não fazer atividade física com intensidade nas primeiras 3 ou 4 semanas após uma gripe mais forte, em virtude de possíveis miocardites virais, não detetadas. Sabemos que, quer a Covid19, quer a vacinação contra a Covid19, têm provocado miocardites, a maioria das vezes reversíveis, mas elas ocorrem.

Estranha-me como este assunto não foi divulgado intensamente, pois efetivamente há milhares de relatos de fadiga frequente após a doença, ou após a vacinação. Tenho imensos colegas que falam sobre isso. Ainda ontem uma colega, professora de Educação Física, como eu, me referia que continua a sentir-se mais cansada após a vacinação.

Numa publicação do Hospital da Luz, está um artigo muito completo, que fala na vigilância do atleta, nas situações graves, mas também, e segundo o artigo o que mais preocupa, nas pessoas que tiveram doença ligeira!

Esta minha publicação não é para alarmar, mas para nos deixar alerta, para mais porque por coincidência, ou não, estamos sempre a ouvir falar de situações de pessoas com enfartes cardíacos, desde que começou esta maldita Pandemia!

Deixo-vos o link para o Hospital da Luz:

https://www.hospitaldaluz.pt/pt/saude-e-bem-estar/impacto-covid-19-nos-atletas

Carlos Oliveira

 

Sem comentários:

Enviar um comentário