PUBLICIDADE

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Lista das subidas de ciclismo mais duras do Mundo!

Redescobri recentemente um site que cataloga as subidas/climbs por todo o mundo. Redescobri, porque já há uns anos por lá tinha pesquisado umas subidas, mas entretanto nunca mais lá tinha ido e agora está muito mais completo. http://www.climbbybike.com/
Como se percebe, as subidas mais difíceis do mundo são desconhecidas da maioria de nós, pois não fazem parte dos circuitos mundiais de ciclismo. Mas é interessante olhar para aqueles gráficos e aquelas distâncias.

Deixo uma lista das subidas mais difíceis de Portugal e Brasil, assim como algumas das mais conhecidas das grandes voltas.

Subidas mais  duras/difíceis de Portugal

Como vivo na Madeira, acabo por ser um sortudo. Por aqui encontram-se as subidas mais difíceis de Portugal e até da Europa, sendo que já fiz algumas delas.
Subir de bicicleta até ao Pico do Arieiro, pelo Caminho do Comboio, permite-nos fazer a 55.ª subida mais dura do mundo. São 17,5 Kms a 10,5%, sendo que entre os quilómetros 1 e 4 a média é de quase 18%! Apesar de difícil, não é comparável à subida mais dura do mundo, situada no Hawai. A Mauna Kea são 68,6kms a 6,1%. Partimos do mar e vamos até aos 4100metros!
De entre as subidas mais duras de Portugal, que fazem parte das normais competições ciclísticas, as mais duras encontram-se na Serra da Estrela, como seria de esperar. A normal Seia-Torre encontra-se no lugar 532. São 30kms a 5,2%. Fora da Serra da Estrela, a subida de S.Macário, perto de Viseu, é das subidas mais difíceis. São 9 Kms a 9,1%. Ainda neste mês foi palco do final de uma etapa da Volta ao Futuro.
Pico do Arieiro; Seia-Torre; S. Macário foram subidas que já fiz. Na próxima 5.º feira vou fazer Covilhã-Torre, uma das poucas subidas da Estrela que ainda não fiz, aproveitando para ver a etapa da Volta a Portugal que fará a mesma subida nesse dia.
A lista das subidas mais difíceis de Portugal  encontra-se em:

Subidas mais duras/difíceis do World Tour:

De entre as subidas onde normalmente acompanhamos os ciclistas nas grandes voltas, é em Itália que se encontram as maiores dificuldades. Passo dello Stlevio e Mortirollo são impiedosas. Para além das normais dificuldades, são normalmente acompanhadas por chuva/vento/neve!
Fiz uma pequena lista com o nome e o ranking das mais duras:






- Passo dello Stelvio (Itália): 122
- Mortirollo (Italia): 173
- Zoncolan (Itália):158
Mont Ventoux (frança): 203
Galibier ( França): 221
Angliru (Espanha): 258
Alpe D´Huez (França): 725

Subidas mais duras/difíceis do Brasil


No Brasil a subida mais dura encontra-se no Itatiaia Nacional Parque. São 40kms a 5,2%. Ocupa o lugar 185 do mundo!
Em S. Paulo encontra-se a subida da Serra do Paiol, com 6,64Kms a 11,8%.




A lista das subidas está feita. Agora é arranjar pernas, uns tostões e ir até elas para as subir! J
Carlos Oliveira



Sem comentários:

Enviar um comentário