PUBLICIDADE

sábado, 9 de agosto de 2014

Que tal uma experiência no Canyoning?

Agora que estamos no Verão, com mais tempo para experimentar-mos novas atividades, pois muitos estamos de férias, aproveito para falar um pouco de Canyoning, uma modalidade em franco crescimento que proporciona uma boa dose de diversão e adrenalina.
O Canyoning consiste na exploração progressiva de pequenos rios ou ribeiros recorrendo a manobras de cordas como rapel e escalada, ou simplesmente saltos para a água nos locais possíveis. O Canyoning  terá surgido ocasionalmente nos Pirenéus, um dos locais de excelência para a prática da modalidade,  quando espeleólogos procuravam cavernas nos canyons , por entre rios e desfiladeiros. A origem da palavra é americana e significa a ação de "andar em gargantas". No fundo o Canyoning consiste numa viagem de exploração, seguindo um ribeiro através das montanhas, procurando um baixo impacto sobre a Natureza, procurando interferir o mínimo possível com o meio envolvente. Pois, só através desta modalidade, conseguimos ir a alguns dos locais mais inacessíveis do nosso planeta.
É um desporto que pode ser praticado por qualquer pessoa que apresente boa mobilidade, uma vez que existem inúmeras empresas que asseguram a segurança dos praticantes e vários níveis de dificuldade técnica e física.
Em Portugal o Canyoning é praticado essencialmente nos meses de Abril/Maio a Setembro/Outubro, altura em que os ribeiros têm menos água, embora haja quem o faça noutras alturas do ano. Em Portugal Continental os locais de eleição desta atividade são Rio de Frades (Arouca) Rio Teixeira (Oliveira de Frades),Gerês, e um pouco por todo o interior, local onde se encontram mais montanhas e vale. Deve sempre realizar-se em locais com traçados já devidamente definidos e preparados, isto para os praticantes ocasionais.
Também a Madeira e os Açores têm ótimas condições para o Canyoning, com belezas invulgares, grandes cascatas e grandes desníveis. Nos últimos anos o Canyoning teve um crescimento exponencial na Madeira, havendo diversas empresas a organizar passeios pelos diversos pontos da ilha, sendo para muitos um dos melhores locais para a prática da modalidade na Europa.
Um pouco por toda a ilha se pode praticar, podendo referir-se o Ribeiro Frio e a Ribeira das Cales para iniciação, e a costa norte para níveis mais avançados, especialmente na zona do Seixal, onde facilmente se encontram desníveis com mais de 50 metros.  Já há várias empresas pela ilha que permitem a qualquer um experimentar esta modalidade.
Também já tive a curiosidade de experimentar, quer no Continente, quer na Madeira e, sendo em ambos uma boa experiência, considero, a título pessoal, que a Madeira proporciona melhores emoções, acima de tudo pela envolvência, pois descemos mesmo às “entranhas” da ilha, que de outra forma seria impossível ir.
Deixo um dos melhores vídeos de canyoning da madeira.

Carlos Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário