PUBLICIDADE

domingo, 16 de outubro de 2016

Será apenas marketing? Sapatilhas para Pronador, Neutro ou Supinador?

Afinal, escolher as sapatilhas em função da passada: neutra, pronadora ou supinadora, pode ser uma grande campanha de marketing!
Sou daqueles que se preocupa com o tipo de passada, e sempre tive cuidado com as sapatilhas que compro para correr. Já escrevi um artigo sobre esta temática, http://www.viveodesporto.com/2014/11/o-que-devo-saber-antes-de-escolher-as_96.html, e tenho falado aos meus amigos sobre ela. Na semana passada, enquanto dava um treino de atletismo aos meus atletas, com o apoio de uma colega que está a tirar o nível III de treinadora, ela disse-me: Carlos isso é uma grande treta: os estudos não associam grande importância a esse fator…

Lá vim eu perder umas horas a investigar um pouco mais. As buscas na internet encaminham-nos quase todas para o SIM! É um fator muito importante escolher bem as sapatilhas em função da passada!
Através de um artigo no New York Times, http://well.blogs.nytimes.com/2013/06/26/the-myth-of-pronation-and-running-injuries/ cheguei a um estudo  realizado por uma Universidade Dinamarquesa sobre este  tema, publicado online http://bjsm.bmj.com/content/early/2013/06/12/bjsports-2013-092202.abstract,  que demonstra que a utilização do tipo de sapatilha, em função do tipo de passada , para evitar lesões não está comprovada.  Tendo em conta a amostra (mais de 900 atletas) é um estudo já a ter em conta…

Resumindo: O estudo não comprova a relação de utilização de tipo de sapatilha/tipo de passada com o aumento de lesões desportivas. Como é óbvio, não poderá ser totalmente conclusivo, pois não é apenas um estudo que comprova o que quer que seja, são necessários mais estudos. No entanto é um fator a ter em conta! Mais importante, para o não aparecimento de lesões, estão fatores como a falta de alongamentos, o fortalecimento muscular e a intensidade e volume de treino. Um atleta que treina e compete regularmente está muito mais propenso a lesões que um atleta que treine poucas vezes.
A verdade é que a ciência não é exata, e ainda bem. Todos os dias, nas mais variadas áreas, recebemos informações que contrariam conhecimentos por nós adquiridos e assimilados, com base naquilo que era a verdade da altura. Portanto, não devemos ficar agarrados para sempre a uma ideia!

Para concluir: Na dúvida, sapatilhas neutras! Não vale a pena comprar sapatilhas caríssimas, só porque são aquelas “apropriadas” para o nosso tipo de passada, quando ao lado estão umas neutras, com a mesma qualidade, muito mais baratas….

Carlos Oliveira



1 comentário:

  1. Vamos lá entender isto. O melhor é a pessoa sentir-se confortável e não inventar. Na dúvida, sapatos neutros!

    ResponderEliminar