PUBLICIDADE

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Suplementos à base de Glucosamina: uma importante ajuda para as nossas articulações!

Devido ao aumento da prática das atividades desportivas de longa duração e de grande impacto, como o Trail Running, o Triatlo, o Atletismo, e mesmo o Ciclismo, devido à frequência de movimentos repetitivos, torna-se essencial o uso de suplementos alimentares que protejam o sistema articular.
Uma das principais queixas da maioria dos praticantes prende-se com dores nos joelhos, por vezes nos tornozelos, acompanhada por crepitação/ranger aquando dos movimentos.
Se, por vezes esse “ranger” é uma situação perfeitamente anatómica, outra vezes significa já algum desgaste da articulação, isto quando vem acompanhada com dor ou inflamação.
Sou um dos praticantes que sente no corpo esse problema,  no joelho direito, em virtude de algumas lesões que já tive no passado. A última ressonância magnética indica algum desgaste da cartilagem, mas não impeditiva de praticar desporto, desde que moderado. Infelizmente, os desportos que gosto são agressivos para o joelho. Por isso, preocupo-me em fazer os reforços de sulfato glucosamina, colagénio, condroitina, etc, normalmente associados num só suplemento.
 
Como funcionam as articulações e como se regeneram?
Como referi anteriormente, a prática desportiva intensiva, assim como a idade,  fatores genéticos, lesões, etc., são responsáveis pela degeneração da cartilagem existente nas articulações. A dor e o “ranger” são normalmente sinónimo de algum desgaste, e um mau sinal no que se refere à saúde da cartilagem. Infelizmente, e ao contrário dos tecidos musculares, a cartilagem não é irrigada por vasos sanguíneos, por isso a sua regeneração é praticamente inexistente…



Se não há regeneração da cartilagem, para quê tomar suplementos à base de Glucosamina?


O papel dos suplementos, à base de sulfato de glucosamina têm como principal papel a manutenção do bom funcionamento das articulações, ao evitar o desgaste, mas  também tem um papel na reparação, embora no que respeita a este segundo ponto os estudos não sejam consistentes.  As suas propriedades potenciam a qualidade do líquido sinovial, o que permite uma melhor lubrificação das articulações (o líquido sinovial é o “óleo” que circula nas articulações, à semelhança do óleo que colocamos na corrente da bicicleta. Se o óleo for de fraca qualidade, ou pouco, vai desgastar a corrente).
Portanto, os suplementos com glucosamina, colagénio, condroitina,  são para tomar por todos os desportistas com imensos movimentos repetitivos, não só os que já acusam algum tipo de desgaste!





No meio de tanta oferta, qual a marca a tomar?

Comecei a tomar os suplementos, duas ou 3 vezes por ano, já há alguns anos, quando uma amiga, antiga atleta internacional, lançadora de dardo, me informou que tomava, em virtude de ter o seu ombro direito e joelho esquerdo com lesões crónicas.
Ao longo de todos estes anos experimentei várias marcas, com as quais sempre tive resultados positivos. A minha escolha baseava-se semre em 2 critérios: composição do produto e preço!
Desde algum tempo que tomo o XTRAFLEX, adquirido na loja online http://www.boa-saude.pt/Marcas/Slimtech.

Tem uma apresentação diferente: ao invés dos comuns comprimidos, a toma é em forma de xarope de sabor agradável,  misturado com água, em jejum. Mas, o que apresenta de melhor é a sua muito completa composição. Está tudo lá: Glucosamina, Condroitina; MSM ( composto orgânico que ajuda no processo anti-inflamatório); Colagénio; Magnésio e Vitamina C ( fundamental para aumentar a síntese de colagénio).

Garantidamente o melhor que tomei até agora, onde vejo mais os efeitos positivos, ou melhor onde menos me lembro do joelho direito! Ainda há duas semanas fiz um trail, com uma terrível descida dos 1800 metros aos 900 metros, portanto cerca de 900 metros praticamente em descida constante, em grande intensidade, pois foi uma prova só de cerca de 3 horas, e os joelhos não se manifestaram nos dias seguintes. Claro que existiu um importante trabalho de reforço muscular, mas notei diferença em relação a provas anteriores…
Os suplementos, os exames médicos, a alimentação regular, são fatores que devem estar sempre presentes para o desportista, pois são um importante fator de melhoria de performance e cuido da saúde.

Carlos Oliveira 

Sem comentários:

Enviar um comentário