PUBLICIDADE

domingo, 31 de julho de 2016

Faleceu a maior figura de sempre do Atletismo Português: até sempre professor Moniz Pereira!

Faleceu hoje, 31 de Julho de 2016, a maior figura de sempre do Atletismo Português: o professor Moniz Pereira.
Se bem que a vida na Terra é uma passagem e que a morte é um elemento natural, a partida do professor Moniz Pereira deixa tristeza e  saudade, mesmo que tivesse vivido 95 anos  nesta vida. Pois na outra, na dos ilustres, será eterno. O que fez pelo Atletismo Português deixa-o ao nível das grandes figuras do Desporto Nacional.

Não basta ser-se bom atleta. Um atleta nunca chega ao topo, se não for bem orientado/treinado. O professor Moniz Pereira foi o treinador/orientador de algumas das maiores figuras de sempre do atletismo Português. Foi o responsável por tirar o atletismo português do anonimato, dando-nos a primeira medalha de ouro Olímpica, em Los Angeles, através de Carlos Lopes, na maratona; deu-nos o recorde do mundo dos 10.000 através de Fernando Mamede, em Estocolmo,  deu-nos três campeonatos mundiais de corta-mato, entre outros imensos títulos, treinando atletas como Carlos Lopes, Fernando Mamede, os irmãos Domingos e Dionísio Castro, entre muitos outros, enquanto treinador do Sporting Clube de Portugal. A sua disciplina e rigor nos treinos eram uma das suas marcas.
Como sou Sportinguista, pratiquei atletismo desde pequeno até à idade adulta, pois é uma modalidade que adoro (já em pequeno ficava horas a ver os JO, ou grandes eventos de atletismo), desde sempre admirei o professor Moniz Pereira.  
Tinha de escrever um pouco sobre ele, no dia da sua partida. Até sempre “Senhor Atletismo”, e obrigado por tudo o que deu ao Atletismo Português!


Carlos Oliveira 

Sem comentários:

Enviar um comentário