PUBLICIDADE

domingo, 29 de maio de 2016

GPS TO SMS: App indispensável para praticantes de desporto na Natureza.


Para quem gosta, ou tem de correr sozinho, encontrei uma aplicação gratuita que nos permite ter mais alguma segurança quando nos aventuramos: GPS TO SMS
Claro que ir para a serra ou floresta sozinho, mesmo em zonas frequentemente frequentadas por outros desportistas é um erro. A maioria evita-o, uma vez que em companhia é mais seguro e também mais agradável. No entanto, há quem o faça. Pontualmente também vou à montanha sozinho, embora o evite. Levo sempre o meu Garmin, o que me dá alguma conforto.
Uma pequena queda ou uma indisposição, pode levar-nos a ficar sem forças para regressar. Havendo rede, pegamos no telemóvel e ligamos. O problema é que poderemos não saber explicar onde estamos.

Com esta aplicação GPS TO SMS, em poucos instantes conseguimos enviar uma SMS que indica as coordenadas da nossa localização. O recetor recebe as coordenadas e  através do Google Maps tem-se uma ideia mais ou menos precisa do local e, no caso de situação mais grave, as equipas de resgates têm as coordenadas para avançar com o socorro.
Sozinho, ou acompanhado, na serra, na floresta, é fundamental precavermos um possível acidente e sabermos como atuar no caso do azar nos bater à porta. O GPS TO SMS é uma possibilidade, entre muitas outras. A roupa, mesmo no verão, e mantimentos extra, não podem ser menosprezados.
Como handicap, o SMS TO SMS obriga-nos a ter rede no telemóvel, o que nem sempre acontece. Mas poderá ser uma grande ajuda!
Para o sistema Androide encontra-se disponível pesquisando no Play Store ou diretamente em https://play.google.com/store/apps/details?id=ru.perm.trubnikov.gps2sms.
Para o iphone não encontrei a aplicação gratuita disponível. Mas haverá outras, certamente. O alerta está feito, é só procurar.
Quando estiverem familiarizados com o SMS TO SMS , aconselho também a instalação da App FOLLOWME-GPS2SMS.  É uma aplicação que permite que os nossos treinos, provas, ou caminhadas na serra sejam acompanhadas pelos nossos familiares/ amigos.  Através do registo no site www.followme.pt é possível esse acompanhamento, quando criamos um evento. Fica a dica para explorarem: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vdamas.gps2sms&hl=pt_PT

Carlos Oliveira


3 comentários:

  1. Já o faço com o LiveTrack da Garmin, acha necessário instalar este também? Minha mulher acompanha em casa ou no seu telemóvel.

    ResponderEliminar
  2. Nunca é demais, caso algum deles falhe. Vou dizer-lhe que não conheço o Livetrack da Garmin, utilizando eu os Garmin edge 500 na bicicleta e o forerunner 410 na corrida. Vou explorar. Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Qualquer GPS tracker da para partilhar por sms, na opçao share, basta partilhar para sms/twitter/facebook/copiar....

    ResponderEliminar