PUBLICIDADE

domingo, 25 de janeiro de 2015

A beterraba e a sua relação com um significativo aumento da performance desportiva!

A beterraba tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos no mundo desportivo devido às suas excecionais capacidades de melhorar as performances desportivas. Mesmo entre atletas profissionais é muito frequente o consumo da beterraba, principalmente sob a forma de sumo, muitas vezes misturado com sumo de laranja natural. Muitos de vós nem deverão conhecer esta hortícola, já que não é das mais vistas nas frutarias.
Ainda não existem muitos anos desde que se conhecem as potencialidades da beterraba no desporto. É uma hortícola rica em minerais e vitaminas, mas a sua grande potencialidade, segundo os especialistas, vem de um ião chamado nitrato que, após algumas transformações no organismo, é responsável pela vasodilatação das artérias e baixa da tensão arterial. Logo, é responsável pelo maior fluxo de oxigénio e nutrientes aos músculos com menor esforço! Para além disso, a beterraba é rica em Vitaminas A, B1, B2, B5 e C, além dos minerais potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro, tudo nutrientes muito importantes para os desportistas. Também as grávidas são muito aconselhadas a consumir a beterraba, devido à normal baixa da hemoglobina durante a gestação.

Como deve ser tomada a beterraba?

·         Normalmente é consumida sob a forma de sumo, misturado com sumo de laranja no liquidificador.
·         Crua, ralada, como quando ralamos cenoura (muitas vezes consumo dessa forma, porque realmente gosto do paladar). Normalmente faço um pequeno tempero com um pequeno toque de azeite e vinagre.
·         Não deve ser cozida, pois vai perder uma boa parte das suas propriedades!


Quando deve ser tomada a beterraba?

Os estudos dividem a toma da beterraba em 2 grandes grupos: atletas de competição/amadores habituados a treinar com frequência; e  atletas amadores que praticam ocasionalmente.

·         Atletas de competição/amadores habituados ao treino: a beterraba, ou o seu sumo, devem ser consumidos durante vários dias antes da prova, de forma a aumentar significativamente os níveis de nitrito no sangue.

·         Atletas ocasionais: 2 a 3 horas antes da competição são suficientes para um aumento significativo do desempenho desportivo, embora a o consumo de um copo diário de sumo permita ainda melhores resultados (um estudo da universidade inglesa de Exeter mostrou um aumento resistência desportiva na ordem dos 15% em indivíduos que tomaram sumo de beterraba durante 6 dias seguidos, anteriores a uma prova). Já no que respeita à performance ( diminuição do tempo gasto  num exercício), foi de cerca de 2%!
No meu caso pessoal, sempre fui comendo beterraba ocasionalmente, na forma de salada, por vezes também cozida, pois é um legume de que gosto. Desde que soube desta relação com o aumento da performance desportiva que consumo beterraba em forma de sumo (misturada com sumo de laranja). Nas provas mais difíceis tenho a preocupação de tomar um copo diário, nos  5 a 7 dias anteriores.
Carlos Oliveira

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Deixo três dos links que me serviram de fonte. Volto a referir que se trata de um blogue. A maioria da informação que coloco é baseada em cruzamento de outras informações que leio. Tento sempre ir às fontes originais, mas nem sempre consigo...
    http://www.exeter.ac.uk/news/research/title_290840_en.html
    http://www.news-medical.net/news/20090806/53/Portuguese.aspx
    http://www.paulhrkalnd.com/uploads/1/0/1/9/10193785/athletic_performance.pdf

    ResponderEliminar
  3. Mais um bom artigo sobre alimentação! Gostei

    ResponderEliminar
  4. Excelente notícia para os agricultores! Se virar moda vai ser um bom estímulo!

    ResponderEliminar
  5. também publiquei em meu blog sobre isso, mas bem resumido
    gostei

    ResponderEliminar
  6. Mesmo assim os teus resultados são fraquinhos!:)

    ResponderEliminar
  7. Excelente artigo, que prova que os alimentos naturais são muito importantes para os bons desempenhos na prática desportiva.

    ResponderEliminar