PUBLICIDADE

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Atividade Física na gravidez: estudos demonstram a importância para o feto e para as gestantes...

A prática desportiva durante a gravidez ainda gera muitas dúvidas nos casais, existindo ainda o mito que as grávidas não podem desenvolver praticamente nenhuma atividade física, ou então que só podem fazer “caminhadas”. Importante será referir que, antes de mais, a gravidez não é uma doença e que, apesar de provocar algumas alterações na mulher, permite-lhe continuar a realizar um estilo de vida idêntico ao estado de não grávida, desde que saudável.
Estudos comprovam que o exercício físico é essencial para uma gravidez mais saudável, e para uma melhor qualidade de vida da gestante e do bebé. Estudos realizados em 3 Universidades espanholas afirmam que praticar exercício físico moderado três vezes por semana durante o segundo e o terceiro trimestre da gravidez reduz para metade o risco dos bebés nascerem com um peso elevado, ou seja com um peso superior a quatro quilogramas. No mesmo estudo, os resultados referem que apesar de não haver uma relação direta com o surgimento nos bebés de diabetes mellitus gestacional, reduz o risco de dois fatores que lhe estão associados, como o excesso de peso da criança e o parto por cesariana.
Outros estudos revelam ainda que o exercício físico também tem impacto na melhoria da saúde cardíaca do recém-nascido desde o início da vida. Portanto, o exercício não só ajuda a melhorar e a manter a saúde das mães, como contribui também para dar aos bebés um início de vida saudável. Também um estudo da Universidade de Montreal provou que 45 minutos de atividade física, 3 vezes por semana, na gestante, proporcionam ao feto um maior desenvolvimento cerebral. Este estudo vem ao encontro de anteriores estudos que provam que o desporto desenvolve as capacidades cerebrais de todos os que o praticam, desde crianças a adultos. Acredita-se, portanto, que os fetos podem também usufruir deste desenvolvimento, ainda na barriga da mamã…
O medo de cair, de ser atingida por alguém ou por algum objeto é, normalmente, o que afasta as grávidas do exercício. E esses são, sem dúvida, fatores a ter em conta, pelo que as atividades de intensidade baixa ou moderada são as mais indicadas, e não são recomendadas atividades coletivas em que exista contacto físico. O exercício praticado em meio aquático é recomendado, já que reduz o impacto, aumenta a resistência, a capacidade respiratória e a queima de calorias. Idealmente, uma grávida deve aumentar pouco mais de um quilo por mês, pelo que a prática de exercício físico, a par de uma alimentação saudáveis são essenciais. Um dos receios das atividades aquáticas, em piscinas, tem a ver com questões sanitárias, pelos que as futuras mamãs devem verificar qual a qualidade da água das piscinas em questão. No entanto, para além de atividades aquáticas, há outras atividades que poderão ser realizadas.
Natação/ hidroginástica  – realizada em água morna, permite que os músculos relaxem , aumenta a circulação sanguínea, proporciona bem estar, etc…
 Tai-chi-chuan  – modalidade que trabalha o equilíbrio e a coordenação, melhora igualmente a musculatura usada no parto e ajuda a suportar as contrações.
 Yoga – trabalha a respiração, concentração e o equilíbrio, através de exercícios de alongamento e relaxamento.
 Pilates – o treino muscular, de correção postural e do pavimento pélvico, preparam a grávida física e psicologicamente para o parto.
 Dança – cada vez que  dança são libertas  endorfinas, as hormonas associadas ao prazer e bem-estar. Ajuda a relaxar e a criar uma maior ligação com o bebé. Devem fazer-se movimentos suaves e controlar a respiração.
Bicicleta ergométrica – É uma atividade aeróbia, que permite gastos calóricos significativos, além de tonicidade muscular.
E claro, as famosas caminhadas, que trazem tranquilidade, aumentam a frequência cardíaca, e consequente irrigação sanguínea, permitem algum gasto calórico e proporcionam muitas vezes um momento de partilha entre os futuros pais. É o momento em que mais vejo casais a caminhar de mão dada, a “namorar”.
Existem outras atividades que podem, e devem, ser realizadas. Estas são apenas algumas sugestões. Não esqueçam sempre os alongamentos. São fundamentais!


Carlos Oliveira

1 comentário:

  1. Vou deixar aqui uma nota importante. Se não fazia desporto com regularidade, não é o momento mais indicado para iniciar... Se o fizer, informe-se bem com o seu médico para fazer os exames necessários.

    ResponderEliminar